Profissional em Tempos de Startups

Em tempos de startups, onde o “dress code” já não importa mais em muitas destas novas empresas, há que se tomar cuidado ainda com a postura profissional. Pois uma roupa descolada, cabelos coloridos, tênis furado, podem. Já uma postura deselegante no trabalho, não é conveniente.

 

Ética e Postura Profissional          

Há muitas formas de nos comportarmos, e, a inteligência emocional, que em resumo é ter autoconhecimento, nos leva  a refletir sobre como é o nosso comportamento; mesmo quando estamos sob estresse. E, a postura que se exige, seja uma empresa nova ou velha, é a postura profissional.

A famosa rádio peão, aquelas conversas de bastidores, que incitam fofocas, é uma forma de uma postura nada agradável, e, muitas vezes, a pessoa que tem este comportamento, jamais será promovida. Jamais participará das decisões estratégicas da empresa.

Uma postura amigável, de colaboração, é o melhor dos caminhos para ser notado, e ter a confiança de todos, afinal, um comportamento assim, demonstra maturidade profissional e bom senso.

 

A influência do comportamento nas Redes Sociais

Com a facilidade da internet, vieram as redes sociais, e são inúmeras, inclusive, utilizadas por muitas empresas na hora de admitir funcionários, desta forma, há que se pensar em como agir nas redes sociais.

Imagine que você participa de uma seleção para ser diretor de empresa, e o RH e o responsável pelo processo, navegam em suas redes, e só veem baladas, bebidas e comportamento estranho. Pode até ser que não influencie, mas se for só isto no facebook, instagram que aparece, há que convir que parece que a vida é só uma festa.

 

O Bom Senso

Sim, estas redes são pessoais, mas o bom senso há de prevalecer. Outra rede muito utilizada, principalmente profissionalmente, é o Linkedin. Ali, as pessoas postam conteúdos focados em negócios, em melhora profissional e outros temas ligados a trabalho.

Se um recrutador acessa um perfil de um candidato, e este só reclama, só posta coisas negativas, cria polemicas desnecessárias com outros usuários, ou seja, é um encrenqueiro, o que acha que pode acontecer em uma possível admissão ou promoção?

Pode ser prejudicada, sem dúvida. Pois ninguém quer um funcionário, seja o nível que for, que só traga problemas e não saiba se relacionar.


O Espírito Colaborativo

É letal para qualquer carreira e negócio a falta de postura profissional, esperada pelos clientes, pelos subordinados e pelos colegas. Por esta razão, há que se tomar os devidos cuidados para se manter íntegro:tanto no mundo virtual como no físico.

Ser um profissional disposto a ajudar, que sempre tem boas palavras, que colabora com novas ideias, que discute de forma madura com os demais qualquer tipo de assunto, é de suma importância para o sucesso da carreira e dos negócios.

Se você é assim, parabéns, se ainda tem que melhorar. Faça qualquer coisa para que sua postura profissional e pessoal seja reconhecida como de um grande profissional.

Procure um especialista pra te ajudar, seja um coach, um  mentor, ou mesmo um colega de trabalho para pegar um feedback de sua atuação. Há muitas formas de melhorarmos constantemente. Pense nisso!



Deixe uma resposta

Open chat