Eu não consigo!

Não raras vezes nos deparamos com pessoas, amigos, familiares que tem esta crença, “eu não consigo”, ou até nós mesmos.

Bem, por que crença? Crença, porque, de uma forma ou de outra, já dizia Henry Ford, se você acha que pode ou acha que não pode fazer algo, você sempre tem razão. Depende de você.

Vivemos as vezes uma situação que, ao primeiro obstáculo, desistimos. Na primeira dificuldade, passamos para o próximo projeto, deixando algo inacabado, que gera frustração e desgosto.

Claro que não é fácil realizar as vezes, mas, desistir, é muito pior, pois se coloca tempo, energia, as vezes muito dinheiro, mas, o eu não consigo acaba por atrapalhar nossos planos, e, muitas vezes, a fata de planejamento e organização é o que nos levam a não conseguir algo, não conseguir o resultado esperado.

Para eliminar o “eu não consigo”, pode-se seguir 3 passos importantes

  • Ter o objetivo (foco) bem definido;
  • Planejar todas as etapas;
  • Executar no prazo certo.

Baseado nestes pilares acima, elimina-se uma parte de alguns problemas.

Quando temos o foco bem estabelecido, ou seja, o objetivo claro de onde se quer chegar, é meio caminho andado para o sucesso. Desde que o planejamento seja coerente e assertivo. Desta forma, a última etapa é a execução. Esta parte, de muita importância, requer um tempo para cada item, que, se seguidos à risca, sem dúvida alguma os resultados serão positivos.

Não raramente, por ansiedade, por falta de objetividade e foco, por falta de planejamento, se atropela o tempo da execução, o que leva ao fracasso e ao “eu não consigo”. Seja lá o que for, relacionamentos pessoas, profissionais, projetos pequenos, grandes, viagens, sonhos, etc.

Executar tudo ao seu tempo, acompanhando os resultados do passo a passo, corrigindo a rota sempre que necessário, não se desviando do objetivo. Pensemos num voo de longa distância. O objetivo está definido (destino), o plano (planejamento) de voo está bem feito, eventualmente, por questões atmosféricas, é preciso alterar um pouco a rota, mas, sem se desviar do destino. Assim é com os projetos, com as coisas que precisamos realizar.

Não importa o que seja, se seguirmos alguns passos, ganhamos muito em performance, ganhamos em tempo de vida, ganhamos em felicidade.

O “eu não consigo” começa a fazer parte do passado, um passado que vai ser esquecido e não repetido, pois o hábito de fazer as coisas bem feitas, nos leva à excelência, e a alta performance, não combina com a frase “eu não consigo”.

E você, tem deixado muita coisa de lado, ou tem conseguido cumprir com todos os objetivos, sonhos, planos, ou apenas deixa de lado e assume que não consegue realizar mesmo, colocando uma pedra em cima do insucesso, da dificuldade, e partindo pra outra?

Temos que ter domínio sobre nossa vida, e, o “eu não consigo”, deve, obrigatoriamente, deixar de existir em nossas condutas. Fácil não é, mas, praticando, começando com o primeiro passo, sem dúvida alguma vamos bem longe.

Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

  • Infográfico Dicas de Produtividade no Home Office

    O número de casos do coronavírus no Brasil vem crescendo nos últimos dias e as recomendações para tentar evitar o seu alastramento já começaram a modificar a rotina da população. Em muitas cidades brasileiras, as empresas adotaram home office e alunos tiveram as aulas suspensas. Porém trabalhar em casa não é uma tarefa fácil! Pensando

    17 de março de 2020
  • Profissional em Tempos de Startups

    Em tempos de startups, onde o “dress code” já não importa mais em muitas destas novas empresas, há que se tomar cuidado ainda com a postura profissional. Pois uma roupa descolada, cabelos coloridos, tênis furado, podem. Já uma postura deselegante no trabalho, não é conveniente.   Ética e Postura Profissional           Há muitas formas de nos

    12 de março de 2020
  • Coaching, coach e coachee

    O Coaching e os benefícios que eles traz para as pessoas, ainda é algo que gera muitas dúvidas, principalmente para aqueles que tem pouco contato com a metodologia, por conta disso, como profissional de coaching senti-me com o dever de trazer informações e dados sobre este assunto, com o intuito de sanar todos os tipos

    17 de fevereiro de 2020
  • Coachcast – T1 01 – Bem vindos

    Coachcast – T1 01 – Bem vindos by Sérgio Albuquerque

    28 de janeiro de 2020

Looking for a First-Class Business Plan Consultant?

Open chat